BUSCAPÉ
sábado, 10 de dezembro de 2011
Meu Projeto
Comunidade presente no ambiente escolar
Público alvo: Estudantes do Ensino Fundamental I, comunidade escolar e funcionários da escola.
Duração: Dois semestres.
Conteúdo: identidade, adversidade, sociedade, comunicação, linguagem oral, artes, ética, valores, cidadania, meio ambiente e informática.
Disciplinas envolvidas: Português, Artes, Geografia, História, Ciências e Informática.
Objetivo
O projeto desenvolvido visa a união, interação e a relação entre escola e a comunidade. Um macro projeto onde podemos avançar e progredir através da educação, resgatando valores e promovendo oportunidades. Neste projeto podemos encontrar a transversalidade e a interdisciplinaridade, reconhecendo a importância pacifica a tolerância, a diversidade e o respeito ao próximo. Integrar a família e a escola,
Objetivos específicos
Participar de ações investigativas em torno da comunidade
Identificar maiores necessidades da comunidade
Relacionar dados constatados após realização das pesquisas realizadas por meio o computador e da internet.
Retratar cartografia do bairro, características ambientais
Metodologia
Este projeto parte do pressuposto onde podemos verificar, analisar, pesquisar e avaliar através de informações e levantamentos reveladas por estudantes, educadores e a comunidade. Nesse sentido conduziremos conclusões que apontem a importância da comunidade na participação escolar socializando conhecimentos valores e culturas que enriqueçam o vinculo entre a escola e a comunidade.
As atividades serão finalizadas com exposições (fotos, artigos, murais, jornal, desenho), onde contataremos todo trabalho realizado.
Recursos
• Lápis de cor
• Giz de cera
• Canetinhas colorida
• Jornal
• Canetas
• Papel cartão
• Lápis de escrever
• Borracha
• Computador com internet
• Folha de sulfite
• Caderno
• Cartolina
• Collor set
• Máquina fotográfica
Avaliação
Como critérios serão considerados os índices de envolvimento do aluno na atividade, seu empenho em participar das atividades de expressão oral e suas atitudes de reconhecimento da importância da diversidade em sala de aula através da forma com que se relaciona com a sociedade e o outro, e quais estudantes conseguem abordar e analisar de forma objetiva a relação entre comunidade e escola utilizando as ferramentas do computador e meios de comunicação da internet.
Importante
• A escola deve ser um ambiente protetor e promotor da saúde das crianças e suas famílias;
• A escola deve ser o centro de uma comunidade de aprendizagem e atuar em rede com outras unidades de ensino;
• As escolas devem ter autonomia administrativa e financeira para realização de seus projetos pedagógicos;
• As escolas devem ser projetadas em função de projetos pedagógicos e para múltiplos usos comunitários. Assim, tornam-se patrimônios culturais e pontos de encontro da comunidade;
• As escolas devem ser referência positiva na vida das crianças e suas famílias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário