BUSCAPÉ

sábado, 10 de dezembro de 2011

Meu Projeto

Comunidade presente no ambiente escolar Público alvo: Estudantes do Ensino Fundamental I, comunidade escolar e funcionários da escola. Duração: Dois semestres. Conteúdo: identidade, adversidade, sociedade, comunicação, linguagem oral, artes, ética, valores, cidadania, meio ambiente e informática. Disciplinas envolvidas: Português, Artes, Geografia, História, Ciências e Informática. Objetivo O projeto desenvolvido visa a união, interação e a relação entre escola e a comunidade. Um macro projeto onde podemos avançar e progredir através da educação, resgatando valores e promovendo oportunidades. Neste projeto podemos encontrar a transversalidade e a interdisciplinaridade, reconhecendo a importância pacifica a tolerância, a diversidade e o respeito ao próximo. Integrar a família e a escola, Objetivos específicos Participar de ações investigativas em torno da comunidade Identificar maiores necessidades da comunidade Relacionar dados constatados após realização das pesquisas realizadas por meio o computador e da internet. Retratar cartografia do bairro, características ambientais Metodologia Este projeto parte do pressuposto onde podemos verificar, analisar, pesquisar e avaliar através de informações e levantamentos reveladas por estudantes, educadores e a comunidade. Nesse sentido conduziremos conclusões que apontem a importância da comunidade na participação escolar socializando conhecimentos valores e culturas que enriqueçam o vinculo entre a escola e a comunidade. As atividades serão finalizadas com exposições (fotos, artigos, murais, jornal, desenho), onde contataremos todo trabalho realizado. Recursos • Lápis de cor • Giz de cera • Canetinhas colorida • Jornal • Canetas • Papel cartão • Lápis de escrever • Borracha • Computador com internet • Folha de sulfite • Caderno • Cartolina • Collor set • Máquina fotográfica Avaliação Como critérios serão considerados os índices de envolvimento do aluno na atividade, seu empenho em participar das atividades de expressão oral e suas atitudes de reconhecimento da importância da diversidade em sala de aula através da forma com que se relaciona com a sociedade e o outro, e quais estudantes conseguem abordar e analisar de forma objetiva a relação entre comunidade e escola utilizando as ferramentas do computador e meios de comunicação da internet. Importante • A escola deve ser um ambiente protetor e promotor da saúde das crianças e suas famílias; • A escola deve ser o centro de uma comunidade de aprendizagem e atuar em rede com outras unidades de ensino; • As escolas devem ter autonomia administrativa e financeira para realização de seus projetos pedagógicos; • As escolas devem ser projetadas em função de projetos pedagógicos e para múltiplos usos comunitários. Assim, tornam-se patrimônios culturais e pontos de encontro da comunidade; • As escolas devem ser referência positiva na vida das crianças e suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário